Aventure-se comigo...

Aventure-se comigo...

terça-feira, 18 de maio de 2010

Vaidade... é tudo vaidade



Quem assistiu o filme "Advogado do Diabo", deve se lembrar da cena antológica do final do filme. E a fatídica frase de Al Pacino, magnífico:
- "Vaidade, o meu melhor pecado".


No mundo real, as pessoas se metem em cada encrenca por conta da vaidade, do ego. Já no mundo virtual, a coisa descamba de vez... 
Eu participo de uma comunidade no Orkut chamada "Eles perguntam, Elas respondem". Dessa comunidade já sairam casamento, nascimento de bebê, brigas, crises depressivas...  No entanto, o mais interessante lá, é observar a inveja  e a maledicência - entre fakes! Sim, perfis que sequer verdadeiros são. Um campo de batalha, onde as pessoas buscam tornar-se visíveis, populares, desejadas, admiradas. É de causar espanto ao próprio Narciso. 
Sei lá, eu sou tão basiquinha, low profile, nunca curti badalar ou ser badalada, acho que soa falso. Minha terapeuta diz que eu preciso mudar e me "apropriar dos meus recursos internos".
Conquistei, de fato, muitas coisas na minha vida, as mais importantes não foram  conquistas materiais. Superei uma longa fase de Síndrome do Pânico, quando sequer conseguia sair de casa sozinha. Superei duas separações, superei uma decepção inominável com minha família, meu ex-marido, doeu fundo n'alma.

 E eu sobrevivi, esse é meu trunfo. Disso me orgulho, isso me envaidece.
Dinheiro? Poder? Status? Aparência?
"Tudo é vaidade, e vento que passa" (Eclesiaste 1, 14)