Aventure-se comigo...

Aventure-se comigo...

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Somos todos narcisistas?


Segundo o Dicionário de Mitologia Grega e Romana, Narciso era um rapaz muito bonito e indiferente ao amor. Quando nasceu, seus pais Céfiso e Lríope, perguntaram ao adivinho Tirésias qual seria o seu destino. A resposta foi que ele teria uma vida longa se não visse o próprio rosto.

Muitas moças se apaixonaram por Narciso, mas ele não se interessou por nenhuma. A ninfa Eco, inconformada com a indiferença, afastou-se para um lugar deserto onde definhou até que restassem somente seus gemidos. As moças desprezadas pediram vingança aos deuses.

Com pena delas, o deus Nêmesis, induziu Narciso a debruçar-se numa fonte de água depois de um dia de caça. Foi quando viu seu rosto e apaixonou-se pela própria imagem. Permaneceu nessa posição até morrer. No local de sua morte nasceu uma flor de beleza singular.

(Fonte: Revista Época)


O desejo de Narciso era devorar-se a si mesmo
uma vez que ele possuía a beleza desejada, idealizada, que todos querem possuir. Às vezes isso provoca a ruína, porque se vê tão somente um rosto bonito e não uma pessoa em sua inteireza. O mito de Narciso, em última instância, nos mostra que vivemos na superficialidade, nas aparências. Somos seres sem profundidade.

Assistindo aos desfiles de carnaval, notamos mulheres com corpos esculturais, lindas modelos que, desnecessariamente, fazem implante de silicone nos seios - a moda é ter seios grandes, vamos aumentá-los!

O corpo passa a ser um objeto que se pode moldar em consonância com os ditames da moda que, diga-se de passagem, são muito mais impiedosos com as mulheres.

Para a mulher, não basta alimentar-se corretamente. Tem que ser magra, macérrima. Os dentes devem ser submetidos a clareamento a laser, os cabelos sempre com chapinha e a mais estúpida moda: lábios grossos, dá-lhe Restylene na boca da mulherada!

E não adianta já ter uma boca avantajada, lábios grossos nunca são demais! Ficam todas com cara de boneca inflável, meu Deusssss!

As bocas parecem ter sido produzidas em série, na verdade foram... E aos que desconhecem esse procedimento, é doloroso demais!!! Injeta-se uma substância nos lábios, algo como se fosse um gel, imagine essa substância densa penetrando em uma região sensível como os lábios. Mas tudo vale a pena em nome da beleza.

Nem todos nascem com a sorte de ter uma boca de Angelina Jolie, é certo... Mas cada um tem uma boca que lhe dá identidade própria.

Há ainda o Botox que paralisa os músculos, atenua as rugas, mas a que preço? Perde-se as feições, o rosto deixa de mostrar sinais de alegria, tristeza, espanto. A pessoa fica sempre com a mesma cara que esteja triste quer feliz... O Botox para mim remonta a minha infância, porque a pessoa que aplica fica parecendo àqueles bonequinhos da série Thunderbirds, marionetes que do rosto só mexiam a boca e os olhos.

Estou consciente que não tenho mais a pele viçosa de uma menina de 18 aninhos, nem a minha cinturinha dos vinte. Mas eu sou eu... Com as qualidades e defeitos. Tento disfarçar os defeitos, claro... Uma roupinha preta sempre emagrece, um clareador no canto dos olhos levanta o semblante, enfim, tenho meus truques e não vou revelá-los aqui, obviamente.

A maturidade pode ter suas desvantagens, a lei da gravidade é implacável a TODOS (a você também, caro leitor...). Mas algumas vantagens são evidentes. Aprendi a me aceitar e gostar de mim como sou, sem querer agradar os outros e sem me submeter às ditaduras (pobrezinhas daquelas mulheres que sofrem de baixa auto-estima e se matam em academia e regimes de fome)

O que eu quero é, a exemplo da Fiona que foge do estereótipo dos contos de fada, ter o meu Shrek ao meu lado. Não importa se ele é gordinho ou magrinho, desde que ele não seja um paranóico da ditadura da beleza, tampouco um narcisista que se ama tanto que se esquece de todos a sua volta.


Nenhum comentário: